Missões Escolar – 02 Dias 01 Noite
Região histórica missioneira.
Diversidade cultural com um grande número de etnias

Missões Escolar – 02 Dias 01 Noite

1° Dia:  Saída da  cidade de origem início da manhã e chegando  para almoço nas Missões. Após visita ao Santuário do CAARÓ 1° ciclo das Missões. Neste local de  martírio de padres  Jesuítas que iniciaram o processo de catequização dos índios Guarani e fonte d’água no Santuário, considerada milagrosa, hoje um santuário religioso local bem arborizado, integrado com a natureza. Mais 30 km estaremos em  São Miguel das Missões. Visita  guiada ao  Sítio Arqueológico de São Miguel das Missões – Patrimônio Mundial da Humanidade – Museu de estatuária Missioneira (Imagens feitas por padres jesuítas e índios Guarani, durante século XVII e XVIII). Check-in Pousada das Missões ou hotel  e anoitecer   Espetáculo Som e Luz. Jantar (incluso) horário a ser combinado.

2° DIA: Café da manhã e chek-out Pousada/hotel. Viagem a Santo Ângelo/distrito de Buriti (asfalto). De Buriti mais 10 km (não asfalto)  em  Vans locais iremos a Aldeia JANCÃ JU da etnia Mbya-Guarani. Recebidos pelos índios com um símbolo no rosto da Kiringue (criança e adulto), e seu significado. Momento de aprendermos um pouco  da cultura Guarani, perguntas e curiosidades que será respondido   pelo cacique da aldeia ou alguém que ele indicar. Após em uma pequena trilha pela mata  os índios, vão mostrar algumas Nhoã (armadilhas) que seus antepassados e eles usam para  pegar animais de  pequeno e grande porte, ensinarão a atirar com arco e flecha (Guirapa), sob orientação dos índios e onde  cada aluno  poderá praticar.

Entrega de um amuleto e seu significado,  que será feito a  cada participante. Seguimos com a apresentação do  Coral Guarani, (02 cantos e 01dança  “ Tangara”). Mostra e venda  do artesanato, (Mba’eapo), fotos e retorno para cidade de Santo Ângelo. Almoço do grupo (incluso).

Após almoço  visita guiada ao Centro Histórico (catedral, janelas arqueológicas, museu municipal),  Memorial a Coluna Prestes, Estação Férrea. Em torno de 5 horas  retorno a  cidade de origem.

INCLUI:
- Guia de turismo Local;
- Almoço Santuário do CAARÓ;
- Jantar em São Miguel;
- Almoço Buffet  livre c/ , sobremesa e 01 refrigerante;
- Hospedagem Apto. Triplo/Quádruplo;
- Atividade c/ os Guarani conforme roteiro;
- Amuleto feito e entregue pelos índios na Aldeia;
- Transporte buscar e levar os Guarani;
- Cortesia: Motoristas   01 coordenador escola.

NÃO INCLUI:
- Ingresso Som e Luz;   
- Visitação  Sítio Arqueológico;  
- Acesso do ônibus ao Santuário do CAARÓ.

  AÇÃO SÓCIAL: A interação do turista  com o Guarani, aproxima culturas diferentes, aprendemos a respeitar melhor um ao outro, além de contribuir  com a comunidade da aldeia Tekoá Pyaú. Sugerimos a escola/grupos, doar por pessoa,  01 kg de alimento não perecível. Sugestão: Farinha de trigo ou milho (Avatikui), feijão (komandá) , leite em  caixinha  ou em pó ( kamby), – Azeite (Nhandy),  arroz (aro), bolacha pacote ( evaé), massa ( pireo). Etc.

Msn: caminhodasmissoes@hotmail.com
www.caminhodasmissoes.com.br 
Skype: caminhodasmissoes1
F. 55 3312 9632- Fax 55 3312 9418 Cel:  55 84058528
Embratur RS 10.04. 941.727/0001-24

OBS. Roteiro pode ser ajustado e incluso alguma visita a mais, dependendo do horário que o grupo chegar nas Missões.