Roteiros de Caminhada - 14 Dias
Região histórica missioneira.
Diversidade cultural com um grande número de etnias

Roteiros de Caminhada - 14 Dias

PROGRAMA DE 14 DIAS

1º Dia: 08 horas da manhã em São Borja, 61.433 habitantes (IBGE 2010). Entrega da credencial e 1° selo do peregrino, informações históricas (local a ser informado). Tour na manhã pelos principais atrativos turísticos de São Borja, espaços que recontam e mostram distintos períodos da história: 1º dos Sete Povos das Missões fundado em 1682 e dos presidentes do Brasil: Getúlio Vargas e João Goulart.

Almoço do grupo, seguindo com as informações técnicas do roteiro e preparação mística com entrega do amuleto do Caminho e cajado feitos pelos índios Guarani. Início da caminhada de 14 km até a comunidade de Passo da Barca, local do primeiro pernoite.

OBS. Caminhada fora de grupo “INDIVIDUAL” manhã livre para visitar por sua conta os atrativos acima, receber a credencial, amuleto, guia passo a passo e outras informações da caminhada, almoço por conta do peregrino.

2º Dia: Trecho de 20 km até chegar ao distrito de Sarandi, junto ao “bolicho” do casal Gelci e Adelfo Zilli. Restante do dia livre. Convívio com a rotina interiorana e comunidade local. Opção de passeio no Rio Uruguai.

3º Dia: Caminhada de 19 km. Em estradas de terra vermelha até as margens do Rio Uruguai, mais 12 km de barco pelo Rio Uruguai que divide o Brasil e a Argentina, contemplação das belezas naturais, revivendo histórias dos tempos dos jesuítas, índios e dos pescadores como utilizam o rio. Desembarque junto a uma bela mata ciliar percorre mais 5.5km até chegar à belíssima Fazenda de propriedade família Isbrischt. Total caminhada do dia 24.5 km.

4º Dia: Trecho de 18 km entre planícies e vista panorâmica até chegar ao distrito de São José Velho, município de Garruchos. No pequeno povoado é possível encontrar telefone público, pequenos armazéns e bar.

5º Dia: Trecho de 29 km, estrada bastante plana, com pouco movimento, margeando o rio Uruguai, campos e fazenda de gado. Próximo ao meio-dia o grupo faz uma parada para lanche e descanso mais longo, junto à margem do Rio Uruguai, uma belíssima paisagem. Pode encontrar o Sr. Chico, antigo balseiro, tendo oportunidade de ouvir suas histórias. Seguindo o caminho, por campos de criação de gado, até parada final na propriedade de Ramão e Zaida.

6º Dia: Trecho de 23 km até São Nicolau, cidade de 5.727 habitantes (IBGE 2010). Passa por barca pelo Rio Piratini, um dos principais afluentes do Uruguai. Almoço, hospedagem e tempo livre. Aproximadamente às 17h, visita guiada ao museu, ruínas do antigo povoado missioneiro e ao Casarão Silva.

7º Dia: Saída cedo para o trecho de 16 km no turno da manhã, até parada de apoio na fazenda de Irene Both. Parada para lanche de trilha (para grupos) e descanso. À tarde mais 15 km até chegar ao local de hospedagem, uma escola desativada aos cuidados de Dona Antônia.

8º Dia: Trecho de 17 km até São Luiz Gonzaga, cidade com 34.525 habitantes (IBGE 2010), já na cidade visita à Gruta Nossa Senhora de Lourdes, é um dos locais mais visitados da cidade e está relacionado com a História da Coluna Prestes. O mesmo local da cidade foi povoado missioneiro no período Jesuítico Guarani, tem boa estrutura de comercio (lojas, farmácias e supermercados) e serviços (bancos, hospital). À tarde visita aos outros atrativos locais. 

9° Dia: Trecho de 20 km. Percorrendo praticamente o mesmo caminho do período Jesuítico Guarani. Hospedagem e alimentação do dia em uma propriedade rural. Convívio com vida e cotidiano interiorano, história e causos do dia a dia do homem do campo. 

10° Dia: Início da caminhada antes do amanhecer para vermos nascer do sol no caminho, visitar no início da manhã as ruínas de São Lourenço Mártir, local belíssimo, envolvente, místico. Seguimos mais 12 km até chegarmos ao Santuário do CAARÓ, envolto pela natureza, fonte de água milagrosa e a história do início dos primeiros povoados Jesuítico Guarani, o local nos reserva uma boa alimentação e descanso. 

11º Dia: Trecho de 23 km. Saída cedo, por campos e estradas de terra para chegar por volta de meio-dia em São Miguel das Missões. 7.420 habitantes (IBGE 2010).  Almoço, e a 700m à frente fica a Pousada com ótima estrutura, (verão piscina), fica a uma quadra do Sítio Arqueológico. Em torno de 16h30min.  Visita ao Sítio Arqueológico de São Miguel Arcanjo - Patrimônio Mundial da Humanidade - o Museu das Missões, maior acervo de arte sacra pública do Brasil, e o artesanato Guarani. Ao entardecer, Espetáculo de Som e Luz no Sítio Arqueológico (duração: 48 min).

12º Dia: Trecho pela manhã de 17 km. Estrada e trajeto por propriedades sendo possível avistar açudes, animais silvestres e lavoura irrigada. Parada para almoço em uma granja ocorrendo interação com pessoal local. Além de conhecer a diversidade de produção de grãos: ervilha, milho pipoca, feijão, soja, trigo, etc. Seguimos mais 13 km até o antigo casarão (Bolicho) do Sr. João de Matos. Noite com causos, histórias, declamações gauchescas. Janta e hospedagem.

13º Dia: Pela manhã 12,5 km até o Sítio Arqueológico de São João Batista. Visita ao antigo povoado que foi a 1ª fundição de ferro do Sul do Brasil. Trilha ecológica e cultural para conhecer tipos de plantas e de árvores utilizadas por índios e padres jesuítas. Segue mais 4 km, parada para almoço para grupo, descanso e repor energias.  À tarde mais 10 km, até chegada final no Parque das Fontes. Local com ampla área verde com opção de banho em piscinas de água natural (verão).

14º Dia: Trecho de 13 km até chegada em frente à última redução a ser construída: San Angel Custódio, atual Santo Ângelo, 76.147 habitantes (IBGE 2010). No caminho, passarão pela ponte do Rio Ijuí, seguindo por trajetos que ligavam os antigos povoados das missões.  Ritual de chegada, em frente à Catedral Angelopolitana. Após chegada, entrega de certificados. Restante da tarde livre para passeios opcionais ou retorno.